quinta-feira, setembro 02, 2010

Diz que disse 36

Ao jantar, já não me lembro a propósito de quê, a Pim dispara:
- Mas mãe, isso não é apropriado!
Pára tudo. A minha Pim tem 6 anos e “apropriado”, não sendo palavra de uso exclusivo em defesa de tese, também não é muito comum numa criança de 6 anos.
- Tens razão Pim, não é. Mas diz-me: por acaso sabes o que é que quer dizer “apropriado”?
Riu-se algo timidamente e respondeu:
- por acaso até sei – com ar respondão e muito senhora de si.
- e então o que é que quer dizer?
- Oh… quer dizer… quando uma coisa… quando é… quando não é…
E eu a pensar: já te apanhei….
E ela:
- Uma coisa não é apropriada quando não é (pausa dramática) adequada.
E depois explicou à sua maneira mas bem, o que significava “apropriado” ou “adequado”.
Respondi: perfeito filha - e mais não consegui.
E pareceu-me que ficar orgulhosamente calado era o que de mais adequado poderia ter feito.

3 comentários:

Ana Princesa disse...

LINDA!
(Ainda não tive oportunidade de lhe dizer que adorei o abraço que ela me deu ontem quando regressou à Escola; não foi preciso o Pai dizer: Vai dar beijo à Raquel", quando os nosso olhares se cruzaram ela veio, abraçou, beijou, como que dizendo: tinha saudades tuas! Gostei tanto...)

**

Pai disse...

Adedquado ou apropriado ;-)

Ana disse...

Isso é só o princípio... :-)))