quinta-feira, agosto 16, 2007

Diz que são desabafos desta nova fase do Diz que disse

Todos os dias à ida e à vinda da escola passamos pelo farol. E todos os dias à ida e à vinda dizemos com maior ou menor euforia “bom dia sr. Farol”. Acontece que um dia destes me passou pela cabeça perguntar à pim se ela sabia para que servia um farol. “não”. Então, lá procurei a mais básica das explicações para que uma cabeça de 3 anos e meio percebesse.
Responde ela: “explica lá outra vez que eu não percebi”. Expliquei. “acho que já entendi” diz-me ela. “É por causa dos barcos e da terra”.
E é mesmo.

Só que de um momento para o outro parece que alguma coisa aconteceu naquele cérebro que o fez crescer. Neste dias pós-férias, há mudanças.
Usa expressões que saem sabe-se lá de onde e tem reacções que eu esperava... sei lá... daqui a 10 anos.
“anda cá que o pai vai-te explicar porque é que se zangou contigo”.
“não quero ter essa conversa agora”
(perdão?)
(30 decibéis acima) “Pim, anda cá se faz favor”
(aparece de dedo em riste e mão na anca – que eu não tenho nada contra as varinas mas macacos me mordam se eu sei onde é que a bicha apanhou aquilo...) “não gosto dessas reacções pai”
(abro os olhos e mantenho o volume em “alto”) “que conversa é essa Pim?”
(entra a beiça, baixa os olhos e aproxima-se) “desculpa papá. gosto muito de ti e da mãe.”

Fico desarmado por momentos, mas mais desarmado fico quando penso que a minha pinzinha só tem 3 anos. O meu anjinho anda a tresmalhar da doçura inocente e a enveredar pelos caminhos da respondice aguda.
E se o batata com 3 anos for assim? Esta tem 6 há-de estar mais refinada.
Temo o pior. Esgotamento aos 38, internamento aos 40 e aos 41, catatónico em último grau.
“então os paizinhos, estão bons?”
“estão estão” vão responder eles em coro. “ a mãe já só toma 36 comprimidos e muito em breve vão poder desamarrá-la. O pai também está benzinho. Já não se baba e deixou de acordar a meio da noite aos gritos. Teve um pequeno revés quando lhe começaram a dar um suplemento que era o PIMvarzof 2000 e um outro que era o BATA-TArucon 1500, mas agora já pode ir ao jardim ver os passarinhos.”

2 comentários:

Lígia disse...

ahahahaha! Lindo! Não temas! não acontecerá! pelo menos aos 41, e pelo que a minha mãe me assegura... ela costuma ter razão e criou 5. Mas olha agarra-a agora ou perdes a mão nela! eles nesta idade sao frescos sao... o A. tem 5, e tá na fase do "eu quero" de vez em quando trepo pelas paredes tb

Ana Luisa disse...

LOL LOL!O futuro não se avizinha muito risonho para esses lados!mas eles são mesmo assim dão respostas que vá-se lá saber onde foram buscar ou aprender. O meu com 3 anos é exactamente igual, põe-me os cabelos brancos! Mas são tão giros, não são?